A saudade em suas mais variadas formas e significados. Tendo como inspiração um dos sentimentos mais universais e inexplicáveis, a exposição A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira propõe um percurso iconográfico pelas obras – realizadas entre a década de 1930 e 2014 – de alguns dos mais representativos fotógrafos brasileiros. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz, na sede do Itaú Cultural, do dia 24 de janeiro, a partir das 14h, até 8 de março de 2015.
Mas quais relações a saudade pode manter com a fotografia brasileira contemporânea? Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra pode ser considerada uma viagem por meio de registros que englobam temas pessoais e universais como as cidades e suas demolições; os objetos vazios à mercê da poeira do passado; a ausência de um ente querido, entre outras imagens congeladas no tempo.
Sobre esses registros Diógenes destaca: “Algo de nós está ali, contido na mancha fotográfica: um destino, um desejo, uma perda, uma palavra que pronunciada será incapaz de percorrer o caminho de volta, um suspiro, a garganta das coisas. Sintomas dos quais surgiria, extraído desde sua dormência, tudo o que existiu e não mais existe, presente e já passado, presente apesar de sua ausência”.
A exposição traz obras de 36 artistas de diversas regiões do Brasil – ou que no país desenvolveram seu trabalho. Imagens de cinco deles – Ademar Manarini, German Lorca, José Oiticica Filho, José Yalenti e Julio Agostinelli – integram o acervo de obras de arte do Itaú Unibanco, coleção de aproximadamente 12 mil itens que, gerida pelo Itaú Cultural, dá origem a uma série de mostras itinerantes, duas delas focadas na produção fotográfica nacional: Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural e Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira.
Além das fotografias que pertencem a esse acervo, a mostra conta com registros de nomes como Luiz Braga, Alberto Bitar, Gilvan Barreto, Voltaire Fraga e Paula Sampaio.
A Arte da Lembrança
Itaú Cultural: Av. Paulista, 149. Estação Brigadeiro do Metrô.
Tel: (11) 2168-1776
Horário de funcionamento:
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Faixa etária: livre
Entrada: grátis
Assista o vídeo do making off da exposição: