O espaço fica no Polo Ecoturístico de São Paulo, dentro da primeira Área de Proteção Ambiental chamada Capivari Monos (zona sul da cidade).
Desde que entramos no Borboletário somos orientados por profissionais muito simpáticos e atenciosos que nos deixam a vontade para explorar.
Um Borboletário é um zoológico de borboletas, com a diferença que os visitantes são convidados a dividir o mesmo espaço com os insetos.
A estrutura está separada da seguinte forma:
Estações de Conhecimento – são banners auto explicativos de cada uma das fases do inseto (ovo, lagarta, crisálida ou pupa e Imago ou borboleta), para que os visitantes possam conhecer.
Viveiro – onde são plantadas as hospedeiras que alimentam a criação de lagartas.
Laboratório de Criação – onde são coletados os ovos de borboletas do telado e criados em potinhos no laboratório. Após a eclosão da borboleta, é todo o registro do nascimento e elas são soltas no telado. A parede do laboratório é toda de vidro, possibilitando que os visitantes possam acompanhar como é feito o trabalho e podem até chegar a ver uma borboleta nascendo, ou seja, saindo de sua crisálida.
Telado – um grande jardim coberto, onde as borboletas voam soltas e os visitantes podem andar livremente, tendo contato direto. Além de flores, existem plantas hospedeiras para postura dos ovinhos e posterior retirada.
Podemos ver de perto todo o processo de metamorfose desse inseto curioso. Agora já sabemos que só as lagartas peludas são as que queimam.
Ao final da explicação somos convidados a passear pelo jardim telado onde diversas espécies de borboletas passeiam ou descansam dependendo do horário e da temperatura.
Lá, atualmente, são trabalhados o desenvolvimento de 27 espécies de borboletas (que são sazonais) e com o passar do tempo mais espécies devem ser incluídas no projeto.
Além do Borboletário, o visitante poderá usufruir de atividades para toda a família, como passeio de caiaque, pesca, fazendinha, trilha, playground, espirobol e mini golfe.
Também existe uma atividade com lançamento de um foguete de garrafas PET, para isso é necessário levar duas embalagens de garrafa de refrigerante da mesma marca ou pagar 5,00 no local. Com certeza um lugar muito especial que merece ser visitado.
Como Chegar: Site Borboletário Águias da Serra. Estrada da Ponte Alta nº 4300.
Direções: A partir do centro de São Paulo, siga em direção a avenida 23 de maio continue pelo corredor da Washington Luís, avenida Interlagos e senador Teotônio Vilela. Ao passar pelo Portal da Águas, quando chega-se na região de Parelheiros, siga pela Av Sadamu Inoue em direção a Estrada do Marsilac até a estrada da Ponte Alta, em Marsilac. Siga na estrada de terra seguindo as placas do Borboletário que estará a sua direita.
Estacionamento: existe estacionamento no local sem cobrança adicional.
Horário de funcionamento:
Aberto para o público somente aos finais de semana das 10h às 16h. (exceto em caso de chuva). Não precisa de reserva mas recomenda-se ligar antes para o número (11) 2908-0125 para confirmar se o Borboletário estará aberto.
Valores:São cobrados 39,90 por pessoa, estão inclusos visita ao borboletário com a palestra feita por um biólogo e as atividades disponíveis no espaço. Crianças até 2 anos acompanhados de um adulto responsável não pagam e idosos pagam R$ 29,90.
Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br