Exposição de Salvador Dalí no Instituto Tomie Ohtake

Máxima velocidad de la Madona de Rafael (1954)No próximo dia 19.10, o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, recebe uma restrospectiva completíssima dedicada às vida e obra de Salvador Dalí. Além das 24 pinturas – expressão artística que levou o espanhol à fama – a mostra traz 135 desenhos e gravuras, 40 documentos relacionados a sua vida, 15 fotografias e quatro filmes: O Cão Andaluz e A Idade do Ouro, dirigidos por Dalí e Luis Buñuel, Quando Fala o Coração, dirigido por Alfred Hitchcock e com parte da cenografia assinada por Dalí, e Destino, uma animação da Disney em parceria com o artista.

A exposição é uma versão da que esteve em cartaz no CCBB, no Rio de Janeiro, entre maio e setembro de 2014. No entanto, diferente da carioca, a mostra paulista traz sete obras da Fundação Gala Salvador Dalí e do Museu Reina Sofía que substituem itens que retornaram ao Museu Salvador Dalí, na Flórida. A curadoria, feita por Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Dalí, busca não só trazer o conhecido surrealista ao alcance do público, mas revelar suas experimentações com outras manifestações e movimentos artísticos.

Clique e saiba mais sobre a exposição.

Resenha por Laura Ming - Veja SP
Depois de passar pelo Reina Sofia, da Espanha, Centro Georges Pompidou, em Paris e, mais recentemente, no CCBB do Rio de Janeiro, a exposição dedicada a um dos mais importantes artistas do surrealismo chega a São Paulo. São 218 peças, entre elas 24 pinturas, quinze fotografias e quatro vídeos, que fazem um panorama da carreira de Salvador Dalí (1904-1989) e apresentam como evolui sua técnica e temas.
Além de telas significativas como O Sentimento de Velocidade, (1931) e Monumento Imperial à Mulher-Menina (1929) estarão expostos filmes que produziu em parcerias com Luís Buñel e Alfred Hitchcock onde ficou responsável pelas cenas de sonho. As obras vieram das três principais instituições que abrigam seu legado, a Fundação Gala-Salvador Dalí, o Museu Reina Sofía e o Museu Salvador Dalí.
A maioria dos trabalhos nunca havia sido exibida no país. Uma sala dedicada à reprodução da instalação Mae West Room conta com uma boca gigante onde os visitantes podem sentar e tirar diversas fotografias.

De 19 de outubro a 11 de janeiro
Rua Dos Coropés, 88 - Pinheiros - São Paulo - SP - Tel.: (11) 2245 1900
Terça a domingo e feriados, 11h às 20h - Entrada Grátis.
Estacionamento (R$ 18,00 a primeira hora; R$ 6,00 a hora adicional).