Frida Kahlo no Espaço Cultural Porto Seguro

Em cartaz entre os dias 3 de setembro e 20 de novembroFotografias do acervo pessoal de Frida Kahlo chegam a São Paulo em duas exposições que o MIS traz à cidade em parceria com o Espaço Cultural Porto Seguro: Frida Kahlo – Suas Fotos e Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México. A coleção, que já passou por Lisboa (Portugal), Tijuana (México), Kazimierowka (Polônia) e Curitiba, entre muitos outros locais, sempre com grande sucesso de público, chega a São Paulo entre os dias 3 de setembro e 20 de novembro de 2016.

Originalmente pensada para um espaço único, no Brasil a exposição do Museu Frida Kahlo ganhará uma montagem diferente de suas exibições anteriores. Embora com o mesmo conteúdo, o acervo será dividido entre os dois espaços culturais: Frida Kahlo – Suas Fotos será exposta no MIS, enquanto Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México poderá ser vista no Espaço Cultural Porto Seguro. Para integração entre as instituições, os visitantes poderão utilizar o serviço gratuito de uma van, que transportará o público de um espaço cultural para o outro. As mostras são complementares e o ingresso adquirido no MIS ou no Espaço Cultural Porto Seguro dá acesso livre a ambas exposições, basta o visitante apresentar o bilhete na entrada.

Graças ao seu interesse pela arte fotográfica e a sua relação com fotógrafos de destaque, Frida reuniu um conjunto numeroso de imagens que são verdadeiras jóias tanto pela sua qualidade visual, no caso das anônimas, como pelo seu valor, no caso das assinadas por grandes artistas. Em Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México, exposição no Espaço Cultural Porto Seguro, o público terá acesso a um destes valiosos conjuntos: a seção intitulada Fotografia composta por 25 imagens que ganhará uma expografia especial com uma entrada inspirada na Casa Azul.

A exposição é composta por retratos realizados por autores de destaque da história da fotografia e amigos pessoais de Frida como Guillermo Kahlo, Man Ray, Martin Munkácsi, Edward Weston, Brassaï, Tina Modotti, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo. As fotografias exibidas se destacam pela visão particular que cada um desses profissionais tinha do México e da sua cultura, da sua história e dos seus protagonistas. Cada fotógrafo deu pessoalmente as imagens a Frida e, inclusive, ela utilizou alguns destes motivos na sua pintura, como é o caso do gato preto de Martin Munkácsi. Sobressaem as fotografias de Tina Modotti e de Edward Weston do período revolucionário – algumas das mais valiosas desta coleção – juntamente com as quatro fotografias tiradas e assinadas por Frida Kahlo e as duas não assinadas, mas cuja autoria pode atribuir-se à pintora.

Sobre Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, conhecida como Frida Kahlo, nasceu no dia 6 de julho de 1907, em Coyoacan, México. Aos 18 anos, enquanto estudava medicina, sua vida mudou de forma trágica: sofreu um acidente automobilístico que lhe rendeu múltiplas fraturas e a fez submeter-se a várias cirurgias (35 ao todo). Foi nesta época que ela começou a pintar freneticamente e se autorretratou revelando suas angústias, vivências, medos e o amor por Diego Rivera, pintor e muralista mexicano mais importante do século 20, com quem casou em 1929.

As obras de Frida possuem uma estética muito próxima ao surrealismo com influência da arte folclórica indígena mexicana, cultura asteca, tradição artística europeia, marxismo e movimentos artísticos de vanguarda. Destacou-se ainda pelo uso de cores fortes e vivas. Em 1938, fez sua primeira exposição individual, na galeria de Julien Levy, em Nova York, e foi sucesso de crítica. Em seguida, seguiu para Paris. Lá conheceu Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Marcel Duchamp, Paul Éluard e Max Ernst. O Museu do Louvre adquiriu um de seus autorretratos. Em 1951 pintou o “retrato do meu pai” e, quando morreu, deixou uma pintura inacabada de Stalin.

Frida Kahlo – Suas fotos, traz imagens selecionadas a partir de 6500 fotografias do acervo pessoal da artista mexicana Frida Kahlo. Esse material foi encontrado na Casa Azul, 50 anos após a morte da artista. São registros que a pintora gostava de guardar para recordar, se inspirar e até realizar algumas intervenções. A seleção revela desde a infância até períodos de sua vida adulta, com imagens de autoria de seu pai (fotógrafo profissional), além de momentos eternizados pela própria artista e seus amigos como fotógrafos Gisèle Freund e Nickolas Muray. Frida Kahlo – Suas fotos fica em cartaz no MIS, de terça a domingo, entre os dias 3 de setembro e 20 de novembro.

Parceria com o Espaço Cultural Porto Seguro

Clique aqui para adquirir ingressos antecipados vendidos exclusivamente pelo site da Ingresso Rápido.

A partir das 12h do dia 16 de agosto (terça-feira), o MIS inicia a venda de ingressos antecipados da mostra Frida Kahlo – Suas Fotos. Os ingressos, no valor de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia), serão vendidos para as primeiras semanas da exposição, de quarta a sábado, e não terão horário marcado.

O horário de funcionamento do MIS é das 12h às 20h, de terça-feira a sábado, e das 11h às 19h, aos domingos e feriados.

A exposição é realizada em parceria com o Espaço Cultural Porto Seguro (ECPS). Originalmente pensada para um espaço único, em São Paulo a exposição do Museu Frida Kahlo ganhará uma montagem diferente de suas exibições anteriores. Embora com o mesmo conteúdo, o acervo será dividido entre o MIS o ECPS: Frida Kahlo – Suas Fotos será exposta no MIS, enquanto Frida Kahlo – Suas Fotos|Olhares sobre o México poderá ser vista no ECPS.

Para integração entre as instituições, os visitantes poderão utilizar o serviço gratuito de uma van, que transportará o público de um espaço cultural para o outro.

Informações importantes para os visitantes:

O ingresso é válido somente para a data estipulada no ato da compra. Excedida esta data, ele perderá a validade e não haverá ressarcimento do valor pago;

Com o bilhete adquirido pela internet, o visitante fica sujeito apenas à fila de entrada da exposição;

Entrada gratuita com isenção de ingressos para crianças até 5 anos;

Meia-entrada para estudantes, professores da rede pública, idosos e pessoa com deficiência e um acompanhante mediante documento comprobatório;

A não comprovação da meia-entrada ou do cliente Porto Seguro acarretará no pagamento da diferença do valor integral do ingresso;

Clientes Porto Seguro + acompanhante têm 50% de desconto na compra de um ingresso (o desconto não é cumulativo com a meia-entrada)

Não é permitido acessar a exposição com bolsas grandes ou mochilas, que devem permanecer no guarda-volumes (gratuito);

Não é permitido entrar com bebida e comida na exposição;

Fique Seguro: Passeie bastante, viva intensamente, mas faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br