O Rio de Janeiro de Debret no Centro Cultural Correios de São Paulo

Fonte: www.correios.com.br, em 28/11/2015

A partir de 28/11, o Centro Cultural Correios São Paulo (CCSP) recebe 120 obras originais de Jean-Baptiste Debret expostas em uma oportunidade inédita de apreciar a visão de um dos grandes pintores viajantes franceses sobre o Rio de Janeiro.

Debret residiu na cidade entre 1816 e 1831 e, durante sua estada, pôde acompanhar as grandes transformações pelas quais passava a sociedade brasileira como consequência da vinda da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro. Testemunhou momentos decisivos e atos governamentais que iam mudando a feição política, social e cultural do país. Segundo a curadora da mostra, Anna Paola Baptista, “Debret é o cronista maior da vida do Brasil na primeira metade do século 19. Ele acompanhou e documentou visualmente o início do Brasil como nação independente, especialmente no Rio de Janeiro”.

A mostra esteve em cartaz na Cidade Maravilhosa, em celebração aos seus 450 anos em 2015.

O Rio de Janeiro de Debret, com projeto e produção da Artepadilla.rio, é uma realização dos Museus Castro Maya/ IBRAM/ MinC, com primeira apresentação realizada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. A itinerância a Brasília e São Paulo segue com o patrocínio dos Correios e Governo Federal, tem o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil e é evento da programação dos 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro.

Centro Cultural Correios de São Paulo

Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo - SP

Telefone: (11) 3227-9461 - e-mail: centroculturalsp@correios.com.br

Exposição “O Rio de Janeiro de Debret”

Quando: 28 de novembro de 2015 a 25 de janeiro de 2016.

Horário: de terça a domingo, das 11h às 17h. Entrada Grátis

Como chegar:

Metrô - Estação São Bento, saída para o Vale do Anhangabaú.

Automóveis - Embarque e desembarque são liberados no calçadão, o acesso é pela Rua Capitão Salomão. Há estacionamentos públicos em torno do CCC.

Acessibilidade: Rota acessível. Elevador e banheiro adaptados.