Quem passou a infância em São Paulo entre 1993 e 2010 provavelmente esteve, em algum momento, no Parque da Mônica, no Shopping Eldorado. A nostalgia ajuda a explicar a grande expectativa na cidade em torno da volta da atração, reinaugurada no domingo 5/07. Agora, o endereço do espaço temático dos personagens criados pelo desenhista Mauricio de Sousa é o Shopping SP Market, na Zona Sul, no qual ocupa amesma área onde funcionava, até fevereiro, O Mundo da Xuxa. Em casa nova, a empreitada cresce de 10.000 para 12.000 metros quadrados e torna-se o maior parque infantil indoor do país. Foi construído com um investimento estimado em 38 milhões de reais. Prestes a completar 80 anos de idade — e com 56 de carreira —, Mauricio de Sousa acompanha de perto cada passo do complexo, que terá 250 funcionários. “Algumas crianças mais crescidas vão retornar e outras poderão conhecer o lugar pela primeira vez”, diz ele.
Na quarta (1º), a reportagem de VEJA SÃO PAULO visitou o local, que estava recebendo os últimos reparos. Direcionado à garotada de 2 a 14 anos, o empreendimento, com capacidade para atender 3 000 pessoas ao mesmo tempo, exibe na frente da bilheteria uma escultura da Mônica com 4 metros de altura. O ingresso sai por 129 reais, de segunda a segunda, e há pacotes para grupos de até cinco pessoas. Estudantes pagam meia.
A estrutura inclui loja com 800 produtos temáticos (180 exclusivos), quatro salas para festas de aniversário (que devem ficar prontas em agosto), o Castelo de Príncipes e Princesas, no qual é possível se maquiar e colocar roupas especiais (pagas à parte, elas custam entre 99 e 249 reais e podem ser levadas em definitivo), e, o mais importante, vinte brinquedos, vários deles releituras das antigas atrações.
O famoso escorregador de rolinhos, por exemplo, ressurge como um tobogã dentro do Brinquedão do Chico Bento, circuito que imita uma estrutura de arvorismo. Uma das preferidas do público, a Vila da Mônica, com a graciosa casa da personagem, reaparece perto de uma roda-gigante de seis carrinhos. O Cebolinhas, no qual o visitante atira pelotas em alvos, volta quase idêntico. O que mais chama atenção é o carrossel à moda tradicional, decorado com figuras da Turma do Jotalhão. Para os crescidos, há a parede da Escalada do Piteco, com 9 metros de altura, a Montanha-Russa do Astronauta e o Horacic Park, onde barquinhos fazem um percurso pela água. Crianças de até 3 anos, por sua vez, se divertem em uma área especial da piscina de bolinhas do Cascão e no Parquinho, espécie de brinquedoteca decorada com temas da Turma da Mônica Baby. Um palco aberto com projeções de LED exibirá um espetáculo musical com duração de vinte minutos sobre como nasceram Mônica e seus amigos, em duas sessões diárias.
Na alimentação, um alívio para os pais que tremem só de pensar na falta de alternativas saudáveis em passeios infantis. As cinco opções incluem o fast-food McDonald’s, mas também a Frutaria da Magali, que oferece melancia no palito e outras pedidas do tipo. Há ainda uma praça para piqueniques com 200 lugares, destinada àqueles que preferem levar o próprio lanche. A turma pode usar o guarda-volumes disponível para deixar seus apetrechos.
O retorno da atração ao mercado é fruto de uma parceria da Mauricio de Sousa ao Vivo, responsável pela curadoria, pelo visual e pelas atrações culturais, com o Grupo São Joaquim, proprietário do SP Market, que bancou a operação. No comando ficarão Mauro Sousa, o oitavo dos dez filhos de Mauricio, e Marcelo Beraldo, diretor executivo. “Começamos a negociar em junho do ano passado com o shopping”, conta Beraldo. Em 1º de março, um dia após a saída do Mundo da Xuxa, operários iniciaram a reforma. “De imediato, tocamos a obra em três turnos, com 350 trabalhadores envolvidos”, relata.
Para Mauricio de Sousa, o desejo de trazer o complexo de volta estava presente desde que o anterior encerrou as atividades. Na primeira fase do parque no Eldorado, o desenhista apenas cedia os direitos dos personagens à empresa proprietária, a RTS Empreendimentos e Participações. No final, Sousa comprou o local, que então acumulava dívidas na casa dos 40 milhões de reais, quase todas relacionadas ao não recolhimento de impostos. A nova administração fez um acordo para regularizar a situação com a Receita Federal. Fatores como dificuldades com o shopping na renovação do contrato de locação do espaço, no entanto, inviabilizaram a continuidade da empreitada. “Fiquei muito triste na época, estava nadando em lágrimas”, conta o desenhista. “Agora, não há ninguém mais feliz do que eu com esse retorno”, completa ele, que deve ampliar ainda mais os negócios até o fim do ano, com a inauguração de um restaurante temático da Turma da Mônica no bairro de Pinheiros, com 1.800 metros quadrados de área. É apetite para nenhuma Magali botar defeito.
Parque da Mônica - www.parquedamonica.com.br
Endereço: Shopping SP Market - Avenida das Nações Unidas, 22540, Jurubatuba, ☎ 5541-2531.
Horários: 11h/18h (seg.a sex.); 11h/19h (sáb., dom. e feriados).
Preços: R$ 129,00 (passaporte individual), R$ 178,00 (pacote para duas pessoas), R$ 264,00 (três pessoas), R$ 348,00 (quatro pessoas) e R$ 430,00 (cinco pessoas).Estudantes pagam meia-entrada. Grátis para menores de 2 anos. Cc: todos. Cd: todos.
Observação: Crianças com idade até 12 anos devem entrar acompanhadas de adultos.
Estacionamento: R$ 8,00 as duas primeiras horas e R$ 2,00 a hora adicional.
Fique Seguro: Passeie bastante, viva intensamente, mas faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br