Saiba tudo sobre a 86ª edição do Oscar

Fonte: www.estadao.com.br/cultura

A 86.ª edição do Oscar, realizada no último dia 2/3, no Dolby Theatre, em Los Angeles, foi apresentada por Ellen DeGeneres, que já havia conduzido a cerimônia em 2007. Em números, o grande vencedor foi Gravidade, do mexicano Alfonso Cuarón, que faturou seis prêmios técnicos e um artístico: o de melhor diretor.

Mas os destaques ficaram por conta de 12 Anos de Escravidão e Clube de Compras Dallas, que faturaram três troféus cada. O primeiro fez dobradinha no elenco masculino, com Matthew McConaughey e Jared Leto premiados, respectivamente, nas categorias melhor ator e melhor ator coadjuvante. O terceiro prêmio veio com Maquiagem e Cabelo. Já o segundo, consagrou a queniana Lupita Nyong'o como melhor atriz coadjuvante, desbancando nomes fortes, como Julia Roberts e Jennifer Lawrence, além de faturar as estatuetas em melhor filme e roteiro adaptado.

A maior zebra de toda a competição aconteceu na categoria canção original, com a derrota de U2, tido como o favorito por sua Ordinary Love, feita para o filme Mandela. Os premiados foram Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, com Let It Go, de Frozen, que também levou o troféu de melhor animação.

Embora Cate Blanchett tivesse pela frente fortes concorrentes, como Meryl Streep e Judi Dench, ela confirmou o favoritismo na categoria melhor atriz e faturou o troféu por sua atuação em Blue Jasmine. Ela, de Spike Jonze, bastante elogiado pela crítica, ficou com apenas uma estatueta, na categoria roteiro original.

E teve prêmios até para O Grande Gatsby. O filme não foi bem recebido pelo público e crítica, mas se destacou nas categorias técnicas, ficando com os prêmios de figurino e direção de arte.

Veja a cobertura completa da 86ª edição do Oscar

Fique Seguro: Vá ao cinema, curta a vida ao máximo, mas pense na sua família, faça seguro de vida.