Imagine trocar o ritmo do samba pelo compasso do flamenco, a brisa do litoral brasileiro pela imponente arquitetura de Barcelona ou a vibrante vida de Madri.
Morar na Espanha, segundo maior país da Europa ocidental, é o sonho de muita gente que nasceu no Brasil. Atualmente, cerca de 80 mil brasileiros e brasileiras moram legalmente por lá.
Uma delas é a pernambucana Renata Barbalho. Natural do Recife, ela mora em Madri desde 2005. Estudante de ciências contábeis, se mudou para a capital espanhola para fazer um mestrado em Auditoria e Análise Empresarial. O objetivo era se especializar para conquistar uma remuneração melhor como funcionária pública no Brasil. Mas acabou sendo efetivada num estágio na PwC da Espanha, e decidiu ficar por lá.
Quase 20 anos depois, a história é outra. Renata continua em Madri, mas não trabalha mais como auditora da PwC. Depois de ajudar alguns amigos que também queriam morar na Espanha a conseguirem a documentação, a pernambucana viu ali uma oportunidade de negócio. Criou uma consultoria para ajudar outros brasileiros a migrarem para o país europeu.
A aposta deu certo. No ano passado, a empreendedora faturou R$ 12 milhões com o negócio, que emprega cerca de 50 pessoas. Mas a meta para este ano é dobrar de tamanho. No radar de Renata, uma mudança na lei espanhola que permite que netos de espanhóis também consigam se nacionalizar no país, e uma facilidade que dá visto permanente para estrangeiros que aportam uma certa quantidade de dinheiro em solo espanhol.
Fique Segura: vá em busca dos seus sonhos, empreenda, viva intensamente, mas proteja-se de imprevistos com uma Apólice de Seguro de Vida Mulher, que paga indenizações em vida por Doenças Graves, oferece gratuitamente o Serviço de Telemedicina do Hospital A. Einstein e irá amparar o futuro da sua família, saiba mais em www.vidamaissegura.com.br