Psicóloga fatura R$ 2,4 milhões com consultoria psicológica - Fátima Macedo

Fonte: Revista PEGN, por Rennan A. Julio, em 16/12/2015

Fátima Macedo, fundadora da Mental CleanA relação de Fátima com a psicologia começou cedo. Ainda jovem, viu sua família passar por um penoso processo: os médicos e especialistas demoraram anos para diagnosticar que a irmã de Fátima sofria de bipolaridade. “Isso mudou o rumo da minha vida”, diz a empreendedora que, na época, trocou o curso de administração por psicologia.

Já formada, trabalhando na área de recursos humanos, decidiu abrir sua primeira clínica. Ao mesmo tempo em que tomava conta do negócio, Fátima também contribuía com seus serviços no setor de psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Foi quando começou a ter os primeiros contatos com pacientes que sofriam com problemas psicológicos em decorrência dos seus ambientes de trabalho. Sintomas como falta de memória, baixa concentração e antissociabilidade eram os mais percebidos pela especialista. Segundo ela, por muitas vezes, os chefes não notavam que tais características representavam o surgimento de doenças como depressão e bipolaridade.

Oportunidade

Interessada em mudar esse panorama, Fátima encontrou a chance que procurava quando a Unilever anunciou que estava procurando profissionais para realizar uma série de exames da saúde emocional em seus funcionários. A psiquiatra superou a concorrência e desenvolveu o programa para o grupo.

Foi neste momento, em 2004, que ela abriu a Mental Clean, uma empresa voltada para atender a área psicológica do meio corporativo. “São muitas famílias impactadas e funcionários de qualidade perdendo seus empregos”, diz Fátima. Para desenvolver o método de trabalho da empresa, utilizou sua expertise na área de recursos humanos com a experiência no Hospital das Clínicas.

De psicóloga para empresária

Depois da Unilever, empresa “madrinha” da Mental Clean, a empreendedora buscou novos projetos. “Eu era uma psicóloga e precisava me tornar empresária”, diz.

Para isso buscou a mentoria do Sebrae e de programas como o 10.000 Mulheres, da Goldman Sachs Foundation. Em 2014, ela foi selecionada para participar do Winning Women, programa desenvolvido pela EY para apoiar empresárias com alto potencial de crescimento. “Foram projetos que colocaram a minha empresa em outro patamar. Antes eu não me sentia tão empoderada como hoje”, afirma Fátima. Com esse auxílio, a Mental Clean conquistou clientes como Amil, Melhoramentos, Vale e o Metrô de São Paulo.

Crescimento e retorno

Além de tratar casos de pessoas que sofreram acidentes de trabalho ou traumas como assaltos e sequestros, a Mental Clean também atua em mais duas áreas: tratamento de dependentes químicos e teste de drogas. Com isso, a empresa, que possui mais de 600 psicólogos credenciados em todo o Brasil, atende mensalmente cerca de 30 mil pessoas.

O retorno financeiro tem sido positivo: faturamento médio anual de R$ 2,4 milhões. Mesmo assim, a empreendedora acredita que, em decorrência do serviço que oferece, sua empresa deve crescer ainda mais. “Existe uma dificuldade do empresariado de entender a importância desse cuidado. O impacto de um trabalho como esse é muito grande nos resultados da empresa. O estado emocional é carro-chefe para o sucesso de uma empresa”, afirma.

Fique Segura: Viva intensamente, estude, trabalhe, cuide de todos que você ama, mas deixe o Porto Seguro Vida Mais Mulher cuidar de você, saiba mais em www.vidamaismulher.com.br