O governo fez o oitavo adiamento, com a justificativa de que precisa testar o sistema com os veículos em movimento.
O rastreador como item obrigatório de fábrica era para ter sido instalado a partir de 2009, mas houve diversos contratempos.
No início as montadoras eram contra e demorou mais que o previsto para o governo instalar o sistema de comunicações e até uma liminar na justiça suspendeu a medida temporariamente.
Quem mais reclama dessa demora são os fabricantes dos rastreadores. Eles investiram centenas de milhões de reais em galpões e máquinas, que estão esse tempo todo parados e sem gerar faturamento.
O rastreador deve ser instalado nas montadoras em carros, caminhões e motocicletas, inicialmente em 20 por cento da frota nova.
Essa é mais uma tentativa de diminuir o elevado volume de roubos no país.
Obs. do Editor: Esse projeto foi criado para combater a criminalidade, é a esperança do mercado segurador para reduzir os altos custos da sinistralidade e o sonho dos consumidores em pagar menos pelo seguro de automóvel, mas não consegue sair do papel desde 2009, quando não há vontade política e gestão gerencial nada acontece para solucionar os grandes problemas do país.