Em um país onde menos de 30% da frota de veículos, 19% da população e 15% das residências são segurados, as insurtechs não ofereceriam ameaça às empresas tradicionais, uma vez que há um enorme mercado a ser explorado. Esta é a posição do presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, que participou nesta quarta-feira (01/08) do Cqcs Insurtech & Inovação, realizado em São Paulo.
"As novas ferramentas vão permitir precificações mais assertivas, mas não vão substituir o corretor", afirmou Ferrara. Isso não reduz, no entanto, o papel do meio digital, considerado muito importante especialmente por consumidores da geração Y, segundo pesquisa da consultoria Capgemini realizada nos Estados Unidos neste ano.
Para promover a inclusão do corretor no meio digital, a Tokio lançou durante o evento a plataforma Brokertech, que oferece ferramentas online para automação de processos e captação de novos clientes.
O portal é dividido em quatro áreas: empreendedorismo digital, vendas, marketing digital e gestão eficiente.
Por meio da plataforma é possível, por exemplo, gerar cotações automáticas, criar posts para redes sociais, captar leads e ainda obter uma visão geral do cliente, de modo que o corretor tenha mais tempo para se dedicar à busca de novos clientes. A plataforma oferece também a ferramenta "Tokio corretor online", garantindo a rapidez no atendimento.
"A Tokio Marine investe aproximadamente R$ 100 milhões por ano em automação e novas tecnologias", informou Ferrara. Somente no primeiro semestre de 2018 a empresa treinou mais de 30 mil pessoas sobre o uso de suas ferramentas digitais.
Assista ao vídeo do lançamento oficial do BrokerTech feito pelo presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara:
O evento reuniu nos dias 1º e 2 de agosto, no Villa Blue Tree São Paulo, na capital paulista (Rua Castro Verde 266 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP), os principais players do mercado, incluindo seguradoras, insurtechs, aceleradoras, investidores e empreendedores do setor. Entre os palestrantes estão nomes como: Caribou Honig, Chairman da InsurtechConnect, Maior evento de inovação em seguros do mundo; Iván Ballón, Desenvolvedor de Negócios da América Latina e Ibéria da FRISS, Josep Celaya, Diretor Corporativo Mundial de Inovação da MAPFRE, Marcelo Blay, Fundador e CEO da Minuto Seguros; Omar Ajaime, CEO da TEx; Raphael Swierczynski, CEO da Ciclic; e Ramon Gomez, executivo com larga experiência no mercado de seguros.
Mais informações em www.cqcsinsurtech.com.br
Sobre a Tokio Marine Seguradora:
A Tokio Marine Seguradora S.A. é uma das maiores companhias de seguros do Brasil e do mundo. É subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, possui operações em 38 países e tem sua matriz mundial localizada em Tóquio, no Japão. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine coloca à disposição do mercado nacional um amplo leque de soluções para Clientes Pessoa Física e Jurídica, por meio de uma estrutura com 72 unidades de negócios, com sucursais e escritórios em todo o País. O portfólio contempla Produtos Massificados, entre os quais seguros Automóvel, Frotas, Residencial, Pessoas, Condomínio e Equipamentos Portáteis (notebooks, aparelhos celulares, tablets, câmeras fotográficas digitais e filmadoras); e Produtos Corporativos, que inclui seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas, D&O, Riscos Rurais, Habitacional, Transportes, Empresarial, Riscos de Engenharia, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Petróleo, Garantia, Responsabilidade Civil, Obras de Arte, Eventos, Equipamentos de uso empresarial e industrial, Náutico e Aeronáutico (inclusive R.E.T.A). Em 2017, foi eleita na 8ª posição como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e na 3ª posição como uma das melhores Empresas para Mulheres Trabalharem, de acordo com pesquisa conduzida pelo Great Place to Work® Brasil. Para mais informações, acesse: www.tokiomarine.com.br.