App brasileiro mapeia pontos de wi-fi públicos no mundo todo

Fonte: www.administradores.com, por Simão Mairins, em 24/02/2014

Aplicativo já tem mais de 2 milhões de usuários no mundoEm meio às negociações milionárias envolvendo aplicativos para smartphones e grandes companhias de tecnologia – como a recente compra do WhatsApp pelo Facebook – um app brasileiro desponta como grande promessa. E, levando em conta a história de seu criador - Aleksandar Mandic – as perspectivas de sucesso são enormes. Se você não conhece, guarde esse nome, pois ainda deve ouvir falar muito dele por aí: Mandic Magic.

Lançado no ano passado, sem muito barulho, o aplicativo que é uma espécie de rede social de senhas wi-fi já se espalhou pelo mundo e agora se prepara para sua segunda fase, com previsão de aporte financeiro, internacionalização da operação enquanto empresa e expansão dos serviços oferecidos.

Na verdade, o primeiro passo será transformar o aplicativo em empresa. “Nós não temos receita, mas também não temos despesa, além do tempo que dedicamos a esse trabalho. Isso é o fantástico de hoje, você poder fazer uma coisa dessas sem gastar dinheiro. Mas, enfim, agora queremos colocar um dinheiro na empresa. E o primeiro passo é abri-la - já que até aqui foi tudo pessoa física. E já tem que nascer multinacional”, afirma Mandic.

A ideia do empreendedor é que a companhia possa contar com mão de obra remota de excelência proveniente de diferentes países e investimentos estrangeiros. Ele conta que está negociando um aporte financeiro, mas não deu muitos detalhes, pois ainda não está fechado.

O Mandic Magic

Disponível para Android, dispositivos Apple e Windows Phone, o Mandic Magic é um aplicativo que armazena e disponibiliza para seus usuários senhas wi-fi públicas de estabelecimentos do mundo todo. Com conteúdo colaborativo, qualquer usuário pode acrescentar ou atualizar uma informação sobre determinada senha.

“Nós conseguimos 2 milhões de usuários em 11 meses, ficamos várias vezes em primeiro lugar nos downloads do Brasil e nos mantemos entre os principais, atrás apenas dos famosos, como Facebook, Skype”, afirma Mandic.

Canivete-suíço digital

Hoje, o Mandic Magic é apenas um aplicativo de senhas wi-fi. Mas seu fundador quer transformá-lo em um “canivete-suíço digital”. Para ele, esse é o caminho para tornar o app rentável, um desafio para a maioria dos desenvolvedores.

“Não quero vender publicidade, mas sim utilidade pública. Nós fechamos com uma companhia telefônica uma parceria pelo meio da qual onde tiver wi-fi dela vai aparecer um iconezinho no nosso mapa. Se você está fora do seu país, quer chamar o taxi e não conhece o software de taxi local, você poderá usar o Mandic Magic. Enfim, a proposta é transformá-lo em uma plataforma mundial de serviços de taxi, restaurantes, hotel, voos, ou seja, um cluster”, afirma Mandic.

Ele destaca, no entanto, que não está nos planos da empresa cobrar dos usuários finais. "Com o volume de usuários que temos, não preciso cobrar do usuário final. Com grande audiência, eu posso cobrar do corporativo. O Waze, por exemplo, é grátis para o usuário final. Ele cobra das empresas que pagam para incluir seus ícones no mapa. Nosso caminho é por aí", afirma Mandic.

Fique Seguro: Seja qual for o seu destino viaje com a proteção do Porto Seguro Viagem.