Todo mundo tem sonhos a realizar. Grandes ou pequenos, eles nos motivam a continuar vivendo. Mas nem sempre são realizados. Às vezes, esses desejos estão bem distantes. Em outras, é relativamente fácil alcançá-los, mas a falta de motivação e a correria do dia a dia impedem o primeiro passo. A solução para que as pessoas tomem uma atitude podem estar no celular. É o que acredita a mineira Roberta Vasconcellos, 26 anos, uma das fundadoras do Tysdo. O aplicativo, lançado no ano passado, surgiu para ajudar seus usuários a atingir seus objetivos.
Roberta, que é formada em comunicação, conheceu o mercado das startups ao entrar na Samba Tech, uma plataforma de distribuição de vídeos online, em 2009. Enquanto trabalhava na empresa, surgiu nela o interesse de empreender. Ela se uniu ao irmão Pedro, 24, e a Raphael Felóício, 26, e Lucas Araújo, 33. Juntos, eles conceberam o projeto do Tysdo.
O desenvolvimento do aplicativo começou em março de 2013. Em junho, Roberta apresentou um protótipo na Demo Brasil, uma conferência de startups baseada na demonstração de um projeto, não só de uma ideia. Um mês depois, ocorria o lançamento oficial do Tysdo para iOS. A plataforma chegou a dispositivos com sistema Android em fevereiro deste ano.
"Tysdo" é um acrônimo para a expressão "things you should do" (ou "coisas que você deveria fazer"). O funcionamento do aplicativo se baseia em compartilhar sonhos e desejos e incentivar amigos – ou quaisquer usuários – a atingir seus objetivos. "Todo mundo tem objetivos. Só de mostrar seu sonho ao mundo, já aumenta as chances de realização. Compartilhar é o primeiro passo para fazer o que queremos", diz Roberta.
Os desejos mostrados no Tysdo são grandes e pequenos. Os usuários falam sobre viajar, começar a fazer exercícios físicos, abrir o próprio negócio, arranjar um amor e entrar na faculdade, dentre outros sonhos. Roberta afirma que, com o Tysdo, o usuário se automotiva e ainda conta com o incentivo dos outros usuários. Ao visualizar uma publicação, é possível, ainda, "quantificar" o apoio ao desejo de alguém por meio de um "botão de incentivo", que tem uma escala de um a cinco. Quanto mais tempo o botão é pressionado, maior é o apoio.
Em novembro, o Tysdo foi um dos escolhidos para o projeto Mobile Futures, da Mondelēz Brasil, dona da Halls. A startup desenvolveu, em parceria com um time da marca de balas, um aplicativo social para compartilhamento de experiências de vida, com lista de desejos e desafios com recompensas. "O período de trabalho com a Halls foi como uma aceleração para nós. O projeto evoluiu muito e conseguimos formatar nosso modelo de negócio. Ideias como o 'botão de incentivo' surgiram nesse período", diz Roberta.
Hoje, o Tysdo conta com pouco mais de 30 mil usuários. Para conseguir receita, a startup criou um modelo de monetização baseado na parceria com empresas cuja atuação vai ao encontro dos sonhos de quem usa o aplicativo. Roberta também ressalta as incursões do Tysdo em ações sociais. No ano passado, a empresa conectou seus usuários ao Projeto Árvore dos Desejos, com o objetivo de dar presentes de Natal a crianças carentes de Belo Horizonte. Nos próximos meses, o Tysdo deve atuar em uma campanha para estimular a doação de sangue em São Paulo.
Um plano de Roberta é aproveitar as informações dos usuários e vender propaganda. "Os anunciantes, na internet, conhecem o passado e o presente das pessoas, mas não o futuro. O Tysdo mostra exatamente os planos das pessoas, algo precioso para as empresas. Assim, teríamos uma propaganda sugestiva e conseguiríamos direcionar as marcas. Assim, uma agência de viagens poderia encontrar clientes em potencial", afirma.
Para o futuro, a meta do Tysdo é ampliar o número de usuários. Durante o tempo em que a startup ficou "incubada" na Mondelēz, a base não cresceu muito. Agora, o objetivo é retomar o ritmo. "Queremos chegar a 100 mil usuários até o fim do ano", diz a empreendedora.
Fique Seguro: Realize todos os seus sonhos, mas proteja-se de imprevistos, contrate uma apólice de seguro empresarial, solicite a sua proposta em www.suaempresasegura.com.br