Novas seguradoras nascem digitais

Fonte: www.valor.com.br, por Simone Cavalcanti, em 20/04/2016

As plataformas permitirão acessar os produtos de seguros através de todos os equipamentos de uso da internetDe olho no público jovem que vive integrado às tecnologias, novas seguradoras vêm fazendo movimento para transformar um mercado conhecido como tradicional, lento e pouco digital. Cada negócio com sua peculiaridade, mas um ponto em comum: a plataforma de internet como canal de distribuição e as vendas via celular em destaque. Ao menos duas novas companhias chegam para oferecer apólices próprias exclusivamente online. Ambas nascem com estrutura enxuta e dispostas a atuar com preços menores.

A Thinkseg promete facilidade ao público "antenado" e até meados do ano quer ofertar apólices nos ramos de automóveis, viagem, saúde, dispositivos eletrônicos e residência. A companhia também foca o setor empresarial usando canais, como tablet, desktop e dispositivos compatíveis com a telefonia móvel.

André Gregori, ex-presidente da BTG Seguridade e idealizador do negócio, afirma que usará as redes sociais comouma forma de captar o perfil dos clientes. Com isso, diz, será possível fazer produtos sob medida e ainda mensurar os riscos. Segundo ele, a empresa terá coberturas flexíveis de seguros, principalmente para veículos. "Pode fazer um seguro apenas para uma família com dez carros ou ainda pagar só se usar, enquanto o carro estiver em movimento, por exemplo."

Como costumava ser no início do Orkut, rede social mais usada no país antes do estouro do Facebook , a ideia é que os clientes venham por meio do convite dos corretores associados. "Thinkseg se baseia no relacionamento com o pequeno e médio corretor e são eles que vão formar a nova clientela", diz, ressaltando que, haverá um site aberto, mas, para fechar a venda, a plataforma vai direcionar a pessoa a um corretor.

Por trás dessa ferramenta de venda haverá uma seguradora, que aguarda a aprovação do órgão regulador brasileiro para atuar. Um fundo americano, formado com recursos de investidores dos Estados Unidos, Europa e Ásia destinará R$ 500 milhões em cinco anos para a companhia de seguros e a plataforma. A seguradora nasce com capital de R$ 100 milhões, enquanto a Thinkseg recebeu aporte de R$ 50 milhões.

A Youse é outra seguradora que nasce sob o conceito de vendas totalmente digital. Terá capital de R$ 500 milhões da Caixa Seguradora, da francesa CNP Assurances (50,75%) e Caixa (48%), mas atuará de forma totalmente independente, garante o presidente Eldes Mattiuzzo. No primeiro momento, quando estão sendo feitos testes de venda pelo site, as apólices para automóveis, residência e vida ainda saem via Caixa Seguradora. Mas, a partir de julho, todos os produtos serão Youse.

"Estamos voltados ao público que gosta de internet, que já faz tudo online", diz o executivo. Segundo Mattiuzzo, o sistema dá conforto e poder ao cliente porque ele escolhe como quer o seguro, e, não, o corretor. Considerando os três ramos oferecidos no início de atividades é possível chegar a 1 milhão de combinações de apólices.

O presidente da Youse tem perspectivas ousadas para o negócio: quer ocupar ao menos 30% do mercado de distribuição de seguros on line nos próximos dez anos. Em cifras atuais, algo em torno de R$ 10 bilhões de faturamento ao ano, levando-se em conta a participação da venda direta em mercados onde a categoria é madura.

E não são apenas estreantes ingressando no ambiente on line. A nova Chubb, companhia resultante da compra da Chubb pela Ace, também investe no desenvolvimento de plataforma para a venda de seguros. "Mundialmente, estamos investindo fortemente em tecnologia com o objetivo de formar ampla base de dados para os canais não convencionais de negócios", disse o presidente para a América Latina, Jorge Luis Cazar, sem, entretanto, falar de números.

Segundo ele, haverá uma ferramenta global que funcionará no Brasil e em alguns mercados importantes do mundo que vai relacionar e integrar os negócios.

Muito forte na oferta de cobertura para os ramos de propriedades, responsabilidade civil, transportes de cargas, linhas financeiras e óleo e gás, a Chubb vai ampliar sua atuação em outras linhas, como o seguro viagem via on line.

No entanto, a concretização da alta expectativa dos entrantes não está garantida. Marcelo Blay, há seis anos nomercado presidindo a corretora multicanal Minuto Seguros, afirma que sua experiência mostra que o cliente inicia a compra no ambiente on line, mas, invariavelmente, busca o atendimento humano, por telefone.

"Em 100% dos casos nesse período não tivemos um processo 100% online, onde não houve interação humana. Eisso a gente vê também nos mercados maduros", disse, lembrando que oferece interação com o cliente via chat, whatsapp, telefone e redes sociais.

Fique Seguro: Escolha a maneira mais adequada de fazer o seu seguro nas melhores seguradoras do mercado, na página inicial do site, pelo telefone (11) 5533-8844 ou entre em contato pelo e-mail cas@caseguros.com.br