O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) reúne-se em 30 de janeiro, para votar uma norma que determina a obrigatoriedade da criação de departamentos de ouvidoria nas empresas do setor. De acordo com o projeto, as seguradoras também precisarão cumprir uma série de exigências, como enviar mensalmente os relatórios de atendimento à Susep (Superintendência de Seguros Privados), ter um profissional devidamente qualificado e dedicado exclusivamente à função e um número 0800 para recebimento das demandas.
Em 2004, a Susep já havia publicado uma resolução definindo as regras e critérios mínimos a serem adotados pelas seguradoras para que suas ouvidorias fossem reconhecidas pelo órgão. Atualmente já são 83 ouvidorias cadastradas.
Como representante do mercado segurador, a CNseg possui uma forte atuação no incentivo para criação e aperfeiçoando do desempenho das ouvidorias do setor. Em 2006, foi criada a Comissão de Ouvidoria da CNseg, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Relações de Consumo. No mesmo ano, a Confederação das Seguradoras realizou o seminário “Ouvidorias no Mercado Segurador - Transparência na relação com Clientes”, no Rio de Janeiro e publicou o “1º Relatório das Atividades das Ouvidorias”.
A segunda edição do Relatório das Atividades das Ouvidorias foi publicada em 2010, quando as ouvidorias do setor já haviam atendido a mais de 90 mil demandas.
Já em 2012, durante a 3ª Conferência de Proteção ao Consumidor de Seguros e Ouvidoria, promovida pela CNseg em São Paulo, lançou o “Guia de Acesso às Ouvidorias do Mercado Segurador”, listando os contados das ouvidorias das seguradoras associadas.
De acordo com a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Mendes, o mercado segurador brasileiro está maduro e atento às mudanças da sociedade, trabalhando constantemente pelo aperfeiçoamento de seus serviços e qualidade de seus produtos, apostando na eficiência das ouvidorias para atender os clientes cada vez melhor.
A Comissão de Ouvidoria da CNseg pode ser contactada pelo e-mail: comissao.ouvidoria@cnseg.org.b
Nota do Editor: A maioria das seguradoras já dispõem desse serviço, mas agora as ouvidorias passarão a ser obrigatórias nas Cias. A notícia é muito boa, imprescindível para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo mercado, ajudará muito o nosso trabalho como corretores de seguros, desde que sejam implantadas com a filosofia de servir ao atendimento das demandas dos segurados com qualidade, presteza e eficiência, com total transparência.