A Tokio Marine, uma das maiores seguradoras do Brasil, foi destaque na 6ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros. A Companhia conquistou o troféu de bronze na Categoria Processos, com o case Casa Protegida: Regulação de Sinistro com WhatsApp, de autoria do Diretor de Sinistros da Seguradora, Alexandre de Souza Vieira. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira, 15/12, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
O projeto nasceu em outubro de 2015, quando uma série de tempestades ocorrida na região Sul do País levou a seguradora a buscar soluções capazes de atender às solicitações dos clientes em estado de calamidade, muitas vezes sem acesso a documentos ou a telefone fixo. O Whatsapp surgiu como alternativa em função de seu caráter ágil e prático, e pelo fato de que os aparelhos de celular eram muitas vezes a única forma de comunicação de que os segurados dispunham. A ferramenta diminuiu o prazo de resposta de 10 para apenas 3 dias úteis, estabelecendo um recorde de agilidade nos mais de 1.000 atendimentos realizados – em muitos casos, os clientes receberam suas indenizações no dia seguinte ao do envio de informações sobre o sinistro.
“Além de inovadora, a regulação de sinistro via WhatsApp foi fundamental para que pudéssemos dar às pessoas que tiveram suas residências devastadas a possibilidade de se reerguerem rapidamente. Ter essa ação reconhecida na premiação mais importante de inovação do setor de seguros nos deixa muito honrados”, afirma o Diretor de Sinistros da Tokio Marine, Alexandre Vieira. Entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, a Companhia devolveu mais de R$ 716 mil em indenizações à população dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A regulação de sinistros aconteceu por etapas: Primeiramente, a empresa disponibilizou um número de celular exclusivo e elaborou um script para coletar as informações necessárias com os segurados afetados pelas fortes chuvas. Os clientes da região que contataram a companhia para comunicar sinistro relacionado a eventos da natureza foram informados a respeito do número do WhatsApp da Seguradora e orientados a compartilhar fotos dos danos causados, cópia dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço), dos orçamentos ou estimativa dos danos.
Imediatamente após receber os materiais, os analistas validavam as informações, as coberturas contratadas e agendavam os pagamentos. As indenizações foram efetuadas em até três dias úteis nas contas dos segurados. Especificamente para os sinistros pagos via Whatsapp, não houve o custo da vistoria de constatação, o que gerou uma economia de mais de R$ 121 mil no atendimento aos clientes.
“A ação Casa Protegida foi ao encontro da filosofia de Good Company do Grupo, na medida em que pudemos tanto devolver à sociedade recursos preciosos para sua recuperação quanto promover a capacitação de nossas equipes, que tiveram que fazer um esforço conjunto para pensar em novas soluções para um problema, e evoluíram muito com esse exercício. Devido ao sucesso obtido, a Companhia continuará utilizando esse canal de atendimento em situações críticas para oferecer rapidez, conforto e segurança aos clientes.” analisa o Diretor.
Sobre o Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros
Em sua 6ª edição, o prêmio da CNseg teve 137 projetos inscritos, o que representa um crescimento de 144% em relação a 2015, sendo que, destes, 109 foram os projetos habilitados para concorrer nas categorias Comunicação, Processos e Produtos e Serviços. 32% das empresas inscritas participaram pela primeira vez, o que demonstra a relevância conquistada pelo Prêmio da CNseg e sua importância como elemento indutor para a inovação no setor. 23 seguradoras, 2 resseguradoras, 23 corretoras, 2 corretores autônomos e 13 prestadores de serviços concorreram ao prêmio em 2016.
Sobre a Tokio Marine Seguradora
A Tokio Marine Seguradora S.A. é uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo. É subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, possui operações em 38 países e tem sua matriz mundial localizada em Tóquio, no Japão. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine Seguradora coloca à disposição do mercado brasileiro um amplo leque de soluções para Clientes Pessoa Física e Jurídica, por meio de uma estrutura com 72 unidades de negócios, incluindo sucursais e escritórios em todo o País. O portfólio de Produtos Massificados contempla os seguros de Automóvel, Frotas, Residencial, Condomínio e Equipamentos, além dos seguros de Vida, Acidentes Pessoais e Prestamista para Empresas. Já a carteira de Produtos Corporativos inclui Seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas, Transportes, Riscos de Engenharia, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Petróleo, Garantia, Responsabilidade Civil, Equipamentos, Náutico e Aeronáutico. Em 2016, foi eleita na 8ª posição como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com pesquisa conduzida pelo Great Place to Work® Brasil.