Quatro Rodas testou o assistente pessoal de bordo do Chevrolet Cruze

Fonte: Quatro Rodas, por Isadora Carvalho, em 26/12/2015

O OnStar usa linha própria de celular para falar com a central - Crédito: Marco de BariO recurso de concierge e assistente pessoal não é uma novidade no Brasil (marcas como Volvo e BMW já o oferecem). Mas a GM é a primeira a disponibilizá-lo em um carro tão barato (na faixa de R$ 70 mil): no caso, toda a linha 2016 do Cruze hatch e sedã.

Disponível nos EUA há 19 anos, o OnStar permite ao motorista no Brasil solicitar a uma central de atendimento pesquisas rápidas na internet, reserva em hotéis e restaurantes, informações turísticas e envio de um destino ao GPS do carro. Tudo por uma linha telefônica que vem no veículo. Para acioná-la, é só pressionar o botão central no painel de controle, no retrovisor interno. No nosso teste, as chamadas foram respondidas por funcionários prestativos e sem espera. Natural, já que o OnStar ainda não está disponível ao público em geral.

A maioria dos pedidos, porém, eram informações que são consultadas antes de sair de casa ou com um celular com internet. Quando pedimos para traçar uma rota fugindo do trânsito, não foi possível, pois o GPS do Cruze não tem essa função, algo que Waze ou Google Maps oferece.

Há ainda o recurso de emergência, ativado pelo botão SOS ou automaticamente se houver uma colisão que dispare os airbags. Neste caso, a central liga para o veículo: se os ocupantes estiverem inconscientes, ela contata o serviço de resgate local. O OnStar identifica ainda, por meio de sensores, sinais de arrombamento e começa a rastrear o carro. A central irá reduzir gradativamente a velocidade até chegar a 0 km/h.

Para os donos de celular com Android ou iOS, o Cruze obedece a comandos a distância. Um aplicativo trava/destrava portas, aciona buzina e luzes e informa no mapa a localização exata. Para quem empresta o carro ao filho, o app monitora o trajeto e avisa se passar da velocidade predeterminada. Se você fica desconfiado ao parar em valets, vai adorar o alerta que avisa se ele se afastar mais de 450 metros.

O OnStar é grátis no primeiro ano após a compra do carro. Depois, ele será pago: a montadora estima que custará de R$ 70 a R$ 80 mensais.

AVALIAÇÃO - OnStar

Nota: 6,5

Preço: grátis no primeiro ano

Exceto pelo serviço de emergência, ele tem pouca utilidade na vida real. Nem rotas de trânsito ele pode informar.

Cumpre o que promete? SIM!

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