O avanço da eletrônica permite, a cada dia, a inclusão de sofisticadas tecnologias até pouco tempo inimagináveis nos carros. Fabricantes de modelos luxuosos, como a BMW, já começam a incluir em seus modelos comercializados no mercado norte-americano uma pequena, mas poderosa, câmera frontal com capacidade de visão noturna.
Do tamanho de uma cédula de real, instalada na grade dianteira, tem como função detectar a temperatura de tudo que está à sua frente. As informações térmicas captadas são interpretadas por um computador e convertidas em imagens, que são projetadas em tela de DVD no painel central.
A tecnologia amplia em mais de quatro vezes o poder de visualização de um veículo dotado apenas de faróis convencionais. Esse item, vale lembrar, funciona perfeitamente em qualquer condição climática, até mesmo em situações de forte neblina, e não sofre interferência da luminosidade projetada por carros que trafegam no sentido contrário.
Iluminação inadequada é uma das causas dos acidentes noturnos. Uma câmera de visão tem alcance quatro vezes maior do que um farol convencional e funciona em qualquer situação climática.
A distância máxima que uma câmera noturna consegue captar as imagens é de 550 metros.
Visão noturna ampliada com o uso de nova câmera térmica
Fonte: Carro Online, em 09/08/2013