Não é preciso ser especialista no assunto para perceber que o número de SUVs e Crossovers nas ruas brasileiras é cada vez maior, sem falar nos modelos "off-road light", que apresentam visual aventureiro, sem ter propriamente a capacidade técnica para vencer obstáculos mais difíceis. E um detalhe que a maioria desses veículos possui em comum é o estepe saliente na traseira.
Talvez impulsionado pelo aumento no número desse tipo de automóvel nas ruas, o fato é que cresceu o número de furtos de estepes no Brasil. De acordo com uma estimativa divulgada pela seguradora SulAmérica, esse tipo de crime já responde por 40% dos casos envolvendo automóveis, seguido por aparelhos de som e por bolsas deixadas à mostra no interior dos carros.
Por esse motivo, a empresa registrou um crescimento de 49% na contratação da cobertura adicional para o pneu reserva apenas no segundo semestre de 2013, comparado ao mesmo período de 2012.
Para Eduardo Dal Ri, diretor da seguradora, os utilitários realmente contribuem significativamente para o aumento dos casos, por terem o estepe exposto. Mas esse não é o único tipo de automóvel visado. "Mesmo lembrado apenas em situações de emergência, o motorista precisa se certificar, com mais frequência, de que o equipamento continua em seu carro, caso seja necessária uma troca de pneu imediata", explica Dal Ri.
Portanto, se você possui um carro de passeio no qual o estepe está alojado no porta-malas, lembre-se de checar periodicamente se o pneu está lá, principalmente se você tem o hábito de estacionar na rua ou utiliza estacionamentos desconhecidos. Já para os donos de SUVs ou outro modelo que tem estepe à mostra, é bom providenciar uma boa trava de segurança extra. Ou contratar a cobertura adicional do seguro.
Fique Seguro: A única seguradora que oferece a cobertura adicional para o pneu reserva nas suas apólices é a Sul América, peça sua proposta de seguro de automóvel em www.seucarroseguro.com.br