O milho é um dos alimentos mais populares do Brasil, principalmente nas épocas das festas juninas, é um dos alimentos mais procurados. Existem diferentes tipos de milho que podem ser utilizados na produção de farinha, milho de pipoca e canjica.
Ele é muito rico em fibras, ajuda na eliminação das toxinas do corpo auxiliando aqueles que sofrem de prisão de ventre. Até mesmo o “cabelo de milho” tem sua utilidade, ele traz diversos benefícios ao organismo, a principal é a sua ação diurética que elimina os excessos de ácido úrico do organismo.
O milho possui diversos benefícios para o organismo, conheça alguns deles:
- Combate os radicais livres
- Ajuda o funcionamento do intestino
- Reduz o nível de colesterol do organismo
- Previne problemas cardíacos
- Acelera o metabolismo para queimar gorduras
- Fonte de betacaroteno
- Possui ação antioxidante
- Rico em vitamina B1
Para os amantes de pipoca, ainda existem outras vantagens em seu consumo, como: redução dos níveis de açúcar do organismo, efeito causado pela presença de amido resistente, que fica localizado na parte branca. A casquinha é rica em antioxidantes.
As doenças cardíacas são prevenidas pela forte presença do ácido fólico, pois reduz os níveis de homocisteína. Porém, se for consumida em excesso, o efeito pode ser o inverso, trazendo danos às artérias, levando à infartos e AVC. A vitamina B1, conhecida popularmente como a vitamina da memória, é responsável por realizar a transmissão entre os neurônios, aumentando a atividade cerebral.
Cuidados com o consumo de milho
Apesar de todos os seus benefícios, seu consumo precisa ser realizado com precaução, pois é um alimento altamente calórico, logo, pode atrapalhar quem está precisando perder alguns quilos. Apenas 100g de milho são equivalentes a 370 kcal.
O milho em conserva, aquele que vem na latinha, precisa ser consumido com muita atenção, pois rico em sódio, necessário para mantê-lo saudável em conserva. É indicado cozinhar e depois congelar para que suas propriedades sejam mantidas por mais tempo.
Formas de consumo do milho
Você pode consumir o milho de diversas formas, das mais variadas possíveis, como ao natural, no mingau, na canjica, em tortas, como pipoca, pamonha, cuscuz ou polenta. Ainda existem os óleos que são feitos à base de milho para que as gorduras que são saudáveis para o organismo sejam aprovadas, porém ele não pode ser aquecido, para que as propriedades não sejam perdidas.
Quem possui doença celíaca pode consumir tranquilamente o milho, pois ele é livre de glúten.
Confira a seguir a quantidade de calorias presentes em 100g dos seguintes alimentos:
- Milho verde: 129 calorias
- Milho em lata: 109 calorias
- Amido de milho: 381 calorias
- Milho para canjica: 371 calorias
- Milho para pipoca: 362 calorias