Massagem: Terapia Complementar e Preventiva

Você já reparou que todo mundo sabe fazer massagem, pelo menos um pouquinho?

Você mesmo, pense bem... Pelo menos uma vez na vida, ao bater uma parte do corpo na quina da mesa, automaticamente massageou o local que doía. Ou, depois de um dia intenso de trabalho, você se viu apertando a musculatura entre o pescoço e o ombro. Foram movimentos espontâneos de aliviar uma dor, um desconforto.

Ninguém gosta de conviver com a dor e a tensão, e procuramos formas de acabar com elas ou de minimizá-las. A auto-massagem é um recurso excelente, no entanto não se compara ao atendimento feito por um terapeuta.

Com razão, há vários benefícios. O massoterapeuta é alguém que está ali para te ajudar, para saber como você está, e não apenas fisicamente. Ele se preocupa com o seu dia-a-dia, com o seu humor, com seus hábitos de vida, te orienta com dicas de exercícios e alimentação, sabe que tudo tem o seu tempo, que é necessário ter paciência... É um momento que você separa para cuidar de você, ou melhor, para se sentir cuidado, o que em si já traz uma sensação de alívio.

O meu primeiro professor de Shiatsu, uma das muitas técnicas de massagem existentes, dizia que toda massagem, se bem aplicada, leva a pessoa ao relaxamento. Ao escolher a massoterapia como forma de sentir-se melhor, saiba que o papel dela é, além de relaxar, tratar e prevenir diversos problemas de saúde.

Dependendo da técnica a ser utilizada, mesmo questões mais “internas”, como problemas nos sistemas respiratório, circulatório, digestivo, e outras, podem ser trabalhadas. Não se trata apenas de tirar uma dor nas costas, de soltar uma musculatura tensa. Afinal, você é muito mais do que um conjunto de ossos, músculos e tendões.

Não é difícil percebermos que as tensões no dia-a-dia da vida moderna afetam nosso humor, nossas mentes e corações. E que tudo isso modifica o que o nosso corpo físico sente, trazendo dores, gastrite, insônia, irritação, alergias, enxaqueca, taquicardia e tantos outros sinais de que o organismo não vai bem. E, no conceito oriental, seu “organismo” engloba todos os aspectos de sua vida: físicos, mentais, emocionais, energéticos e espirituais. Os textos tradicionais de outra técnica milenar, a massagem Meditativa Thai, afirmam que o caminho a ser conquistado na terapia da massagem é acalmar o coração, para então acalmar a mente, e assim proporcionar saúde ao corpo.

E, claro, como falar de massagem sem falar da importância do toque para o ser humano?

Pesquisas mostram como são mais saudáveis e mais resistentes a doenças bebês que foram acostumados ao toque freqüente, ao colo, em comparação a bebês precocemente separados desse contato. A disseminação, no Ocidente, da massagem Shantala, para bebês e crianças pequenas, também mostrou que ela proporciona mais calma e confiança à criança se feita regularmente, como era hábito da tradição indiana.

A massagem, que envolve o toque o tempo todo, traz alívio, conforto, aconchego e também sensação de tranqüilidade e segurança. Independente da idade, somos seres de convivência. Gostamos de nos sentir acolhidos e cuidados, além de respeitados em nossas dificuldades e potenciais.

A massoterapia oferece tudo isso, pois pode tratar e prevenir diversos problemas, além de ajudar você a redescobrir sua própria capacidade de manter-se bem e de estar atento ao que o seu organismo quer expressar.

Portanto, massagem não é apenas relaxamento. É o início ou o complemento de um merecido processo... De auto-percepção, de cuidado e de respeito consigo mesmo.

Autora: Sônia Megumi Iriya é terapeuta corporal há mais de 10 anos, formada em Psicologia pela USP e pratica Tai-Chi há quase 18 anos.

Em terapias naturais, possui as seguintes formações:

Massagem Meditativa Thai (com Javier Sunder);

Tai-Chi-Chuan (com Helder Martins Dias Fouto);

Acupuntura (Instituto Shen Long - Escola Mundial);

Koho-Shiatsu (ETOSP - Escola de Terapias Orientais de São Paulo);

Massagem e Sensibilidade, Drenagem Linfática Manual, Shantala (Espaço AMOR);

Reiki, níveis I, II e III (com Anna Maria Gonçalves Mesquita);

Terapia Prânica, níveis básico e avançado (com Sônia Maria Grassi).

No consultório, utiliza diversas técnicas terapêuticas, tais como:

Shiatsu/Do-in; Massagem Meditativa Thai; Acupuntura; Reiki (Sistema Usui); Drenagem Linfática Manual; Massagem para gestantes e idosos; Shantala (para bebês e crianças pequenas). Também conduz Oficinas e Aulas de Massagem Meditativa Thai (www.massagemthai.com.br).

Fale com a terapeuta: soniairiya@hotmail.com

Espaço Terapêutico Iriya

Brookllin Paulista

TEL: 5561-6283 / 5094-1150