O Método Pilates

Concebido originalmente por Joseph Pilates, Pilates é mais que um método, trata-se de uma filosofia de treinamento do corpo e da mente com o objetivo de conseguir um controle preciso do corpo. Enquanto muitas formas de exercício podem provocar lesões musculares, o Pilates tem por base o aumento da flexibilidade e o fortalecimento dos músculos do corpo sem causar nenhum tipo de fadiga, proporcionando uma melhor postura, controle muscular e respiratório a fim de fortalecer e alongar. São exercícios seqüenciais praticados no chão ou com o auxilio de aparelhos.

Em todo o mundo, este método tem sido oferecido em hospitais, consultórios médicos, academias e clínicas. Sendo apontado como um método para reabilitação e busca da saúde e bem-estar. É considerado um ótimo complemento em tratamentos fisioterápicos e condicionamento físico. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.

PRINCÍPIOS BÁSICOS

Respiração:
Deve estar perfeitamente coordenada com os movimentos. Os movimentos são realizados no ritmo da respiração. A cada exercício deve-se inspirar profundamente no momento do esforço máximo a fim de enviar oxigênio fresco ao pulmão, expirando-o logo em seguida, expulsando todo o ar impuro dos pulmões.

Concentração:
É importante colocar atenção nos movimentos executados nos exercícios, unir a mente a cada um deles, visualizando o passo seguinte para que o sistema nervoso central escolha a melhor combinação de músculos na hora de realizá-los. Quando o corpo e a mente funcionarem como uma equipe, você conseguirá realizar um programa de exercício perfeito.

Precisão:
É indispensável concentrar-se nos movimentos com precisão, caso contrário eles perderão toda sua eficácia. Deve-se trabalhar com qualidade e não com quantidade.

Controle:
Movimentar-se sem controle pode causar uma lesão. Quando se trabalha concentradamente, adquire-se um controle sobre todos os movimentos. Esse controle foi chamado por Joseph Pilates de "Arte do controle".

Fluidez nos Movimentos:
Os exercícios não devem ser demasiado rápidos nem demasiado lentos, nem devem ser feitos com gestos abruptos que possam prejudicar o corpo. O trabalho consiste uma sucessão de exercícios que fluem numa vigorosa dinâmica.

Centralização:
O Corpo humano tem um centro denominado "Powerhouse" que corresponde ao abdome, a coluna lombar e os glúteos, origem de todos os nossos movimentos. O método Pilates dá grande enfoque no fortalecimento desse centro. Os músculos associados a ele suportam a coluna, os órgãos internos e a postura. Estabilizam o dorso e permitem o alongamento do corpo.

BENEFÍCIOS DO PILATES

Tonifica os Músculos:
Pilates vai tonificar os glúteos, coxas, braços e ombros, proporcionando um abdome e cintura definidos. O Método permite que os músculos fiquem mais fortes e concentrados, sem o stresse provocado pela corrida ou pela ginástica de alto impacto.

Alivia o Estresse:
O foco na respiração vai fazer com que você aprenda a respirar melhor, livrando o organismo de toxinas, se revitalizando depois de um dia de extressante. Aprender a repirar direito é um dos grandes benefícios deste método.

Trabalha o Corpo Inteiro:
Pilates também melhora o sistema imunológico, ou seja, faz com que certos tipos de doenças deixem de ocorrer. O Trabalho com as articulações, com a parte óssea e o fato de proporcionar o aumento da flexibilidade do corpo diminui riscos de males da coluna, do nervo ciático, de tensão no pescoço etc.

Melhora a Postura:
Este método vai fazer com que você aprenda a manter uma postura saudável constante, e com isso evitará uma série de problemas decorrentes de mau posicionamento da coluna e dos ombros.

Contribui para a Limpeza do Organismo:
Melhora de Oxigenação Sangüinea, desperta as células musculares e cerebrais adormecidas, estimulando as funções da mente e novas áreas.

QUEM FOI PILATES

JOSEPH HUMBERTUS PILATES (1880-1967)

Nasceu em 1880 perto de Dusseldorf-Alemanha. Com uma infância adoentada, Pilates se propôs superar suas dificuldades. Ainda adolescente foi destro ginasta, esquiador e mergulhador. Preparou-se em fisiologia, anatomia e conhecimento da Medicina do Oriente. Em 1912, aos 32 anos, viaja para a Inglaterra desempenhando-se em diversas atividades como boxe, circo e instrutor de defesa pessoal na Polícia Civil Inglesa.

No começo da primeira Guerra Mundial, fica recluso com outros alemães nos campos de Lancaster. Ocupa seu tempo livre dando aulas aos internos. Recebe tanto crédito, que nenhum deles foi afetado pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses nestes anos (1918). Ainda recluso, atuou como enfermeiro a favor dos doentes e feridos na guerra. Conseguiu deixar seus pacientes estáveis e apesar de seus ferimentos, eles foram capazes de se movimentar por si mesmos, graças a firmeza de seus músculos. Foram assim todos beneficiados com a saúde, praticamente impossível sem a presença de treinos e exercícios.