Projeto Cuca Legal, e a pedagoga Alcione Marques, vice-coordernadora do projeto, falam sobre a consciência em relação às emoções.
A neuropsicóloga Adriana Fóz, coordenadora e gestora doElas explicam que a emoção tem interferência direta na nossa saúde física e mental e que a razão e emoção estão totalmente integradas.
O Projeto Cuca Legal foi fundado em 2006 e faz parte do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Conta com um centro de pesquisas, desenvolve estratégias e programas para a promoção da Saúde Mental e Emocional, por meio de um trabalho científico e educativo. As intervenções são customizadas e elaboradas a partir do tripé: Neurociências, Atenção Plena (Mindfulness) e Dinâmicas Inter-relacionais.
Atende todos os setores da sociedade, como:
• Escolas e Educadores: que busquem melhorar processos de aprendizagem e promover um ambiente saudável e criativo. Atua junto a alunos, educadores, gestores, funcionários e famílias. Como diferencial, oferece abordagem com foco em educadores e gestores.
• Organizações e Profissionais da área da Saúde: que busquem ampliar seus conhecimentos sobre Neurociências, Saúde Mental e Emocional e integrar novas práticas na sua atuação.
• Organizações Empresariais, Sociais e Lideranças: que busquem boas práticas no ambiente de trabalho, melhorar a aprendizagem, relacionamentos e desempenho.
• Indivíduos: que busquem o desenvolvimento de competências socioemocionais, a partir da contribuição das Neurociências, de estratégias de autoconhecimento e processos inter-relacionais.
Ouça na íntegra o Programa da CBN: