Ter um corpo bonito, em forma e saudável é o desejo da maioria das mulheres. Para isso, unir uma alimentação balanceada com a prática de exercícios físicos é um dos segredos. Mas a perseverança também é uma palavra-chave importante e, por isso, é fundamental escolher uma atividade que lhe agrade.
Portanto, se você está em busca de um exercício que te ajude a conquistar a boa forma de maneira saudável e agradável ao mesmo tempo, venha conhecer a zumba.
Trata-se de uma aula que mistura movimentos da ginástica com a dança, sendo embalada por ritmos internacionais como reggaeton, salsa, merengue e cumbia.
Digamos que essa prática é uma alternativa para queimar calorias de forma divertida, fugindo dos treinos tradicionais realizados em academias.
Segundo estudo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a zumba abrange todos os requisitos para uma melhor qualidade de vida para todos, tornando as pessoas mais ativas e saudáveis.
A atividade pode ser praticada por diferentes idades, porém, como tem um ritmo intenso, o ideal é começar em um ritmo mais lento, até se acostumar com os movimentos.
Outro ponto importante é descansar pelo menos um dia entre uma aula e outra, pois é durante esse período que o músculo cresce e tonifica.
Benefícios da zumba para a saúde
Por ser um exercício completo que trabalha todo o corpo, estimula os músculos dos braços, abdômen, costas, glúteos e pernas, trazendo os seguintes benefícios:
Acelera o metabolismo e auxilia na perda de peso
A zumba trabalha exercícios aeróbicos causam o aceleramento dos batimentos cardíacos. Dessa forma, acelera o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura, auxiliando no emagrecimento saudável.
Em uma única aula (1 hora) é possível perder 600 a 1000 calorias, e isso tudo “sem perceber”.
Fortalece o coração
Como a zumba melhora a circulação do sangue, consequentemente favorece a saúde cardiovascular.
Isso porque, devido ao maior volume de sangue no corpo, aumenta as batidas do coração, aumentando a resistência e o fortalecimento do órgão.
Além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), triglicerídeos e glicose no sangue.
Elimina toxinas
A atividade melhora a circulação sanguínea e, por isso, ajuda a evitar a retenção de líquidos e também a eliminar as toxinas do organismo.
Melhora a coordenação motora
Os movimentos acelerados da aula ajudam a dominar o corpo e também a coordenar os movimentos.
Dessa forma, ajuda a alongar os músculos, aumenta a flexibilidade e melhora o equilíbrio, pois os movimentos incluem saltos, giros e constante troca de passos.
Além disso, o exercício trabalha todos os músculos do corpo, porém, os inferiores como quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha, com mais intensidade.
Astral positivo e benefícios para a memória
Como os movimentos são embalados por músicas latinas, a aula fica animada, pois esses ritmos são contagiantes.
Assim, melhora o astral e alivia o estresse, além de não precisar ser “expert” em dança, pois a aula é fácil e todos se divertem enquanto se exercitam.
Com isso, provoca uma sensação de bem-estar, relaxamento e também aumenta a autoestima.
A dança favorece o aumento da taxa de neurotransmissores da “felicidade”, como a serotonina, proporcionando bem-estar prolongado para o organismo.
Além disso, ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos, a circulação sanguínea e o sistema imunológico.
Diante desses fatores, auxilia no combate ao envelhecimento precoce, diminui a acne, deixa a pele mais firme e hidratada.
Por fim, devido ao aumento da oxigenação dos tecidos e dos níveis de serotonina, acelera o crescimento dos cabelos e unhas.
Dicas para a prática de zumba:
Use roupas confortáveis – leves e frescas;
Escolha um tênis adequado e confortável para a prática esportiva, para evitar impactos e lesões;
Leve uma garrafa de água para se se hidratar durante os intervalos;
Deixe a timidez em casa.